O dia 18 de Maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00 foi escolhido em referência ao “caso Aracelli” ocorrido em 18 de maio de 1973.
Aracelli era uma menina de apenas 8 anos que foi raptada, violentada e morta por jovens de classe média alta da cidade e apesar do crime ser hediondo até hoje esta impune. Assim como Aracelli, muitas crianças e adolescentes são vitimas desse crime. A violência contra crianças e adolescentes no Mato Grosso do Sul cresceu consideravelmente nos últimos dois anos.
Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) afirmam que foram registrados 1.837 casos em 2019 e 2.159 em 2018. O Mato Grosso do Sul passou a liderar ranking nacional de estupros de crianças e adolescentes. Os dados foram divulgados no site O Progresso.
Devemos lembrar que tais dados são somente os que foram registrados, mas esse número é ainda maior se considerarmos os casos não denunciados.
Além disso, dois terços dos casos de abusos sexuais ocorrem dentro do ambiente familiar ou com pessoas próximas e de confiança do círculo social da criança ou adolescente.
O objetivo desta data é o de alertar e incentivar à todos sobre a importância de prevenir, através do diálogo e orientação, além de orientar sobre a importância de se realizar a denuncia.
Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime!
Denuncie. Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo.
Equipe Técnica Lar Ebenezer